Jamaica

Destino de férias em Ilha Tropical
Fotos de: Jamaica
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Onde Divertir
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Outros destinos turísticos em:
Jamaica
Elgin Town
Negril - Jamaica
Ocho Rios, Jamaica
Port Antonio, Jamaica

Jamaica
Jamaica é um país insular situado no mar do Caribe, que compreende a terceira maior ilha das Grandes Antilhas. A ilha, 10.990 quilómetros quadrados (4.240 sq mi) na área, fica a cerca de 145 km (90 km) ao sul de Cuba, e 191 km (119 milhas) a oeste de Hispaniola, a ilha que contém os estados-nação do Haiti e da República Dominicana. Jamaica é o quinto maior país insular do Caribe.
Os povos indígenas, o Taíno, chamou Xaymaca em arawak, ou seja, a "terra da madeira e da água" ou a "Terra das Fontes".
Língua oficial
Inglês
Moeda
Dolar Jamaicano
Documentação
A documentação necessária para viajar para a Jamaica varia de acordo com o país de origem.
Para os cidadãos da União Europeia, e alguns outros, basta ter um passaporte válido ou cartão de identidade com fotografia.
Sendo originário de outro país que não os acima descriminados, a estadia máxima na Jamaica é de 90 dias.
Existem países cujos cidadãos são obrigados a ter um visto turístico válido para poder entrar na Jamaica.
Os cidadãos desses países também podem viajar para a Jamaica, se tiverem uma autorização de residência ou de um visto de longa duração emitido por outro país da União Europeia.
Todos os cidadãos de todos os países devem estar na posse de documentos que justifiquem o objetivo e as condições da sua estadia, assim como de recursos económicos suficientes para a sua estadia ao longo do período que pretendem permanecer na Jamaica.
Os documentos que são necessários para apresentar variam de acordo com o motivo da viagem.
Tendo em conta as várias condições necessárias para a entrada na Jamaica, sugere-se que se contate com a Embaixada ou Consulado Jamaicano no país de residência do visitante, para verificar estes requisitos antes de iniciar sua viagem.
Turismo
O Coronation Market, em Kingston, a mãe de todos os mercados confusos do planeta, é o lugar perfeito para adquirir algumas lembranças da cultura local. Para aqueles que se aventurarem por Kingston, as opções vão desde praças e monumentos históricos a algumas praias, como a ilhota de Lime Cay, a 15 minutos de barco da capital. Não deixe de visitar o museu do cantor de reggae Bob Marley, que foi feito dentro do estúdio do artista, o maior ídolo do país.
Em Montego Bay, ou MoBay, ao norte da ilha, reserve algum tempo para conhecer a Cockpit Country. O lugar é tão incrível que abriga cascatas, cavernas e um grande bosque de pedras enriquecido pela fauna e flora nativas. Aqui ficam alguns dos maiores e melhores resorts (tudo incluído) do país, além de um movimentado porto que recebe cruzeiros que passam por outras ilhas do Caribe. Já em Negril, a música contagia os turistas, que começam a entrar no ritmo sem se aperceberem. A cidade é alegre e as suas praias, encantadoras. De Bloody Bay, de areais brancas e águas transparentes, a Cousin´s Cove, o visitante terá uma experiência muito agradável e divertida.
Outra atração imperdível é a cidade de Ocho Rios e as suas belas riquezas naturais. A Baía do Descobrimento, as cascatas do Rio Dunn e a Dolphin Cove são as grandes atrações locais. Para os amantes do reggae, vale a pena reservar um tempo e ir até Nine Miles, local onde Bob Marley nasceu e que está a apenas duas horas de Ocho Rios.
Gastronomia
A gastronomia jamaicana é uma mistura da cozinha africana e inglesa predominando o sabor intenso da variedade de temperos utilizados na culinária. A base da cozinha jamaicana é muito saudável com o uso de peixes, aves, arroz, legumes, frutas e especiarias.
Pratos típicos: Porco com pimenta Jamaica, chutney de mamão verde (pedaços de mamão verde marinado em sumo de tamarindo, vinagre e pimentão), coelho ao rum, tortilha Jamaicana (feita à base de ovos, acelga, cenoura, aipo, batatas e tomates), "sumario" (prato preparado com diferentes tipos de peixes e legumes cozidos com leite de coco, pimentão e especiarias). Como acompanhamento dos pratos, serve-se o "bammy", pão redondo feito com mandioca.
O que mais carateriza a cozinha jamaicana é a grande variedade de especiarias, como o gengibre e o caril. A pimenta da Jamaica é conhecida no mundo pelo sabor picante e aroma forte.
As bebidas típicas da ilha têm um sabor intenso, como o rum jamaicano e o licor de café, além de sumos de frutas. Outro rum muito famoso é o Appleton, uma das melhores marcas de rum envelhecido.
Clima
O clima é tropical, tendo uma época considerada seca de Janeiro a Maio e uma temporada de chuvas que vai de Junho a Dezembro.
A temperatura média durante todo o ano situa-se entre os 23 e os 30ºC.
Segurança
A Jamaica apresenta uma elevada taxa de criminalidade, sobretudo na cidade de Kingston e em algumas áreas de Montego Bay. A criminalidade violenta, que inclui uma elevada taxa de homicídio, tende a ocorrer em determinados bairros da capital, como West Kingston ou Spanish Town. Nas áreas turísticas, têm-se registado assaltos e roubos aos visitantes, pelo que se recomenda vivamente que sejam tomadas medidas preventivas, tais como:
- Evitar áreas isoladas, incluindo praias;
- Evitar caminhar sozinho à noite;
- Não transportar grandes quantias de dinheiro e não exibir jóias ou outros objectos de valor;
- Manter uma postura discreta na utilização de caixas automáticas, evitando fazê-lo em áreas pouco iluminadas ou isoladas;
- Guardar os objetos de valor e documentos de viagem em cofres, sempre que possível;
- Manter as portas do quarto sempre trancadas;
- Utilizar apenas táxis devidamente registados e identificados;
- Adotar um comportamento responsável, respeitando leis e costumes locais;
- No caso de ser confrontado com uma tentativa de roubo, não oferecer resistência.
Saúde
Não são exigidas vacinas à entrada no país, exceto se o viajante proceder de alguma zona onde a febre amarela seja endémica.
Os serviços médicos mais completos localizam-se em Kingston e Montego Bay, sendo a assistência mais básica noutras localidades do país. Os tratamentos médicos têm geralmente custos elevados. Casos muito graves ou específicos poderão exigir evacuação para outro país, pelo que se recomenda a contratação de seguros de viagem que cubram essa situação.
As farmácias dispõem dos medicamentos mais comuns, mas recomenda-se que os visitantes se façam acompanhar dos medicamentos essenciais para as suas necessidades específicas. Recomenda-se que sejam tomadas precauções contra as picadas de mosquito, tais como a utilização de produtos repelentes, e que seja aplicado um fator de proteção solar elevado.
Telecomunicações e Eletricidade
Telemóveis

O uso de dispositivos móveis pode ser usado caso tenha o roaming activado, contudo, atenção a encargos muito elevados de roaming.

Internet
O País está bem servido de serviços de internet, existem vários cybers-cafes com conexões de alta velocidade.
No caso de se ter um laptop ou notebook, existem inúmeros cafés que disponibilizam a conexão wi-fi gratuita.

Eletricidade
A eletricidade é de 110 Volt 50 Hz e com tomadas para fichas de dois pinos.
Aconselha-se ter um kit de adaptadores para as tomadas e conversor de corrente para 220V 50Hz.

Outros destinos turísticos mundiais

Ilha de São Jorge - Açores
Portugal
Peru
Peru
Índia
Índia
Madagascar
Madagáscar

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Cuenca, Espanha
Espanha
Roma - Italia
Itália
Frankfurt
Alemanha
Estocolmo
Suécia
Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais