Aveiro

Destino de férias de cidade
Fotos de: Aveiro
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Aveiro
Aveiro é uma cidade portuguesa, sede do distrito homónimo, situada na Região Centro, sub-região do Baixo Vouga, com cerca de 60 000 habitantes. O perímetro urbano é constituído pela freguesia de Glória e Vera Cruz (a área original da cidade), estendendo-se ainda para Aradas, Cacia, Esgueira, São Bernardo e Santa Joana. A cidade é conhecida como a "Veneza Portuguesa".

Fica situada cerca de 55 km a noroeste de Coimbra e cerca de 70 km a sul do Porto, sendo a principal cidade da sub-região do Baixo Vouga e a segunda cidade da região Centro, a seguir a Coimbra.

É sede de um município com 197,58 km² de área, subdividido em 10 freguesias.O município é limitado a norte pelo município de Murtosa (seja através da Ria de Aveiro, seja por terra), a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sudeste por Vagos e por Ílhavo (sendo os limites com este último concelho também feitos por terra e através da ria), e com uma faixa relativamente estreita de litoral no Oceano Atlântico, a oeste, através da freguesia de São Jacinto. É um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico.
Turismo
Os locais a visitar na cidade de Aveiro são muitos e de muito interesse.
Sugerimos a utilização da BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro) para passear pela cidade e para conhecer alguns destes locais...

A BUGA é um equipamento destinado a proporcionar àqueles que habitam em Aveiro ou visitam a cidade uma forma agradável e ecológica de a conhecer e nela passear. Por uma moeda de um euro, que é reavida no final do passeio, pode-se descobrir e visitar Aveiro, de uma forma diferente.

O número de BUGAS disponíveis e de parques existentes e o horário de funcionamento do sistema, permitem a sua utilização de uma forma intensiva, descongestionando a cidade e tornando-a menos poluída.

O Fórum de Aveiro é um exemplo a seguir no que ao aproveitamento do espaço central da cidade diz respeito, para nele situar um conjunto diversificado de actividades: lojas, restaurantes, cinemas, livraria e aproveitamento do espaço subterrâneo para estacionamento.

O "parque municipal" ou "parque da cidade" em que se honra o infante-regente D. Pedro, organizado a partir de 1862, graças ao empenhamento de Manuel Firmino da Maia, partindo da área que ao convento franciscano de Santo António pertencia.

Os jardins do Rossio são um pequeno espaço de lazer, mais que tudo voltado para a fruição do verde e acompanhando o Canal Central, em zona que dificilmente comportaria qualquer grande projecto de ocupação.
Assim, é um jardim que oferece aos moradores da zona e aos visitantes no centro da cidade um ambiente típico de Aveiro, passando-lhe o movimento ao lado e permitindo-lhe receber jorros de luz impregnada de salinidade.

A zona lagunar a que vulgarmente chamamos Ria de Aveiro, as suas ilhas e terrenos adjacentes resultaram da sedimentação que se iniciou nesse local da costa no século X.
Com o tempo, a acção dos ventos influenciando a direcção normal das ondas, deu origem a uma sedimentação costeira. Durante as marés vivas, a acção combinada do vento e das ondas sobre um banco de areia submerso levaram à formação das dunas. A manutenção deste espaço vital conduziu à Criação da Reserva Natural das Dunas São Jacinto.

Igreja das Carmelitas
Capela de São Gonçalinho
Igreja de São Domingos
Igreja da Misericórdia
Igreja do Carmo
Câmara Municipal de Aveiro
Museu de Aveiro
Biblioteca Municipal de Aveiro
Capitania de Aveiro
Gastronomia
As tradições gastronómicas de Aveiro devem-se, em boa parte, aos paladares adocicados daqueles que, ao longo do tempo, foram cozinhando as receitas que agora fazem as delícias de residentes e visitantes.
Um caso exemplar é o das freiras do Convento de Jesus, que deixaram um legado muito rico e variado.
Temos desde logo, os típicos ovos moles, símbolo de Aveiro por excelência, servidos em pequenas pipas de madeira decoradas com coloridas pinturas com temas regionais ou com revestimento de hóstia imitando formas marinhas.
Percorrendo um pouco mais a doçaria aveirense, encontramos outros legados de conventos religiosos da região de igualmente fazer “crescer água na boca”. Como por exemplo: raivas, ovos em fio, castanhas doces, bolos de vinte e quatro horas, fatias húmidas, barrigas de freira.

"Ovos moles" é um doce típico da cidade de Aveiro. Trata-se de um doce regional, tradicional da pastelaria aveirense, cuja fórmula e método de produção original se deve às freiras dos vários conventos ai existentes até ao século XIX - dominicanas, franciscanas a carmelitas.
Extintos os conventos, o fabrico dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras educadas pelas referidas freiras.

Ninguém dúvida que o doce mais famoso da região de Aveiro é o "Pão-de-ló de Ovar", uma das mais famosas especialidades locais.

Os apreciadores da boa mesa podem desfrutar de pratos de carne e de peixe, sobretudo deste último, fruto dos pescadores que povoaram, e ainda povoam, a cidade.
Comecemos pelas receitas de peixe. As sugestões são: a caldeirada de enguias ou as enguias de escabeche, a raia em molho pitau, as espetadas de mexilhão e as caldeiradas de vários peixes da Ria e do mar.
Quanto às carnes, pode optar pelo carneiro à lampantana (assado na caçoila de barro preto), o leitão assado, a chanfana de borrego ou de cabrito, o chouriço com grelos ou, ainda, uns rojões.
Clima
Pelo sistema internacional de classificação climática de Köppen, que tem por base valores mensais e anuais da temperatura média diária do ar e da precipitação (nomeadamente, temperatura do mês mais frio e do mês mais quente e precipitação do mês mais chuvoso e do mês mais seco). Depois de analisados os dados climáticos necessários à classificação de Köppen e do tipo Csb, constatou-se que, trata-se portanto de um clima temperado (mesotérmico) com Inverno chuvoso e Verão seco (Cs), sendo do tipo (a), onde a temperatura média do ar no mês mais quente é superior a 22ºC.
As principais características climáticas de Aveiro podem ser sintetizadas conforme se segue:
- Estações do ano: bem caraterizadas, com verão quente, Inverno frio e Primavera mais frio do que Outono.
- Temperatura média: anualmente, varia de 15.5ºC, oscilando entre 16.8ºC em 1997 e 14.4ºC em 1986, com o mês mais quente (Agosto 20.3ºC), oscilando entre 22,0ºC no ano 2005 e 18.6ºC em 1988.O mês mais frio (Janeiro 10.2ºC), variando entre 12.1ºC e 8.7ºC em 1998 e 1985, respetivamente.
-Temperatura extrema: a máxima absoluta foi de 39,0ºC em 1993; as mínimas absolutas já atingiram 3.5ºC abaixo de zero. Se registaram 29 dias com mínimas por baixo de 0ºC.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Ilha de Grenada
Granada
Krabi - Tailândia
Tailândia
Tailandia
Tailândia
Colômbia
Colômbia

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Dublin, Irlanda
Irlanda
Santiago do Chile
Chile
Santa Marta, Colômbia
Colômbia
Hanói
Vietname

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais