Caminha, Minho

Destino de férias de praia
Fotos de: Caminha, Minho
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Caldas da Rainha
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Ericeira - Portugal
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Zambujeira do Mar

Caminha
Caminha é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima.

É sede de um município com 136,52 km² de área e subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Vila Nova de Cerveira, a sudeste por Ponte de Lima, a sul por Viana do Castelo, a norte pela Espanha e a oeste pelo Oceano Atlântico.

A foz do rio Minho situa-se em Caminha, fazendo este rio parte integrante da paisagem da vila. Para atravessá-lo rumo à vizinha Galiza, existe um terminal fluvial de barcos, que transportam não só passageiros, mas também automóveis.
Turismo
Caminha é um concelho acolhedor e hospitaleiro, que convida a uma visita. Se tiver tempo, não lhe vão faltar motivos para ficar por cá, ou, se não for o caso, para voltar em breve.

Os recursos naturais são belíssimos, o património histórico de elevado valor, a cultura e as tradições conservam uma genuinidade invulgar e a oferta lúdica está à altura de uma qualquer metrópole.

O território tem à disposição oito Rotas Turísticas, temáticas e transversais à região, a partir da sinalização dos principais recursos turísticos de cada um dos municípios que a integram.

No caso de Caminha, por ser um dos concelhos localizado no litoral, são quatro as rotas turísticas que o visitante pode escolher. Essas rotas desvendam a verdadeira história do concelho, através dos seus castros e castelos, natureza e cultura, centro histórico e monumentos religiosos.

Castros e Fortes do Litoral
Esta rota pretende dar a conhecer os castros e fortes situados no cordão litoral do território. Em Caminha, o percurso inclui a visita ao Forte do Cão (Âncora), ao Dólmen da Barrosa, ao Forte da Lagarteira (Vila Praia de Âncora) e à praia de Moledo, de onde se avista o Forte da Ínsua.
Natureza e Cultura do Litoral
A rota visa mostrar as áreas protegidas do litoral e outros espaços com algum tipo de proteção legal. Fazem parte deste roteiro as duas áreas protegidas existentes, acrescidas da Serra d'Arga e do cordão litoral entre Caminha e Viana do Castelo, incluindo a Mata Nacional do Camarido. O percurso em Caminha contempla a visita ao Centro de Interpretação da Serra D'Arga, Miradouro da Fraga, Mata Nacional do Camarido e Praia de Moledo.
Centros Históricos do Litoral
Esta rota possibilita uma visita aos Centros Históricos de Viana do Castelo e Caminha, bem como ao de Ponte de Lima. No caso de Caminha, a rota inclui uma visita ao Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, uma passagem pelo centro histórico da vila medieval de Caminha, e a visita ao Mosteiro de S. João d'Arga.
Litoral Religioso
Esta rota mostra a riqueza do património arquitetónico religioso, através de uma visita aos principais locais religiosos situados fora dos centros urbanos. Em Caminha, o percurso contempla uma visita ao Mosteiro de S. João d'Arga, à Igreja Matriz e à Misericórdia, ao Monte Calvário, em Vila Praia de Âncora.
Gastronomia
As terras ricas do norte verde têm uma forte herança gastronômica. Desfrute de um bom jantar no Minho. A sopa Caldo Verde, a mistura de couve ralada, batata, alho, cebola e azeite, é a grande contribuição do Minho para a cozinha nacional. Quer seja uma entrada ou uma refeição ligeira (especialmente nas primeiras horas da manhã), experimente uma taça servida com fatias de chouriço ou salpicão e pão de milho. Esta é a terra do Vinho Verde. Único em Portugal, é um vinho fresco, levemente espumante, ideal como aperitivo. A mesa de jantar do Minho. É um bom lugar para comer. Dito isto, no entanto, em muitos aspectos, o "bacalhau" torna-se o centro das atenções com receitas como "Gil Eanes", agora com a famosa razão. A truta 'à minhota' com presunto defumado é outra necessidade. Quanto à carne, um prato muito popular é o sarrabulho, que inicia o seu processo de cocção fervendo sangue de porco antes de misturá-lo com arroz e muito mais. Há também os rojões de porco crocantes e a perna de porco Clara Penha. E deixe espaço para a versão local de carne cozida; Serra ou cabra da colina; e a Caldeirada de cabrito, tradicional do Gerês.
Clima
O clima é temperado e agradável, com forte influência do ar marítimo, sempre benéfico para as culturas, pela humidade que acarreta, principalmente nos meses de verão. A amplitude térmica média anual ronda os 15º e as temperaturas negativas raramente se fazem sentir. A precipitação das chuvas é mais intensa nos meses de inverno, desde outubro até março, devido ao predomínio dos ventos marítimos.

Outros destinos turísticos mundiais

Tanzânia
Tanzânia
Canadá
Canadá
Krabi - Tailândia
Tailândia
Cabo Verde
Cabo Verde

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Auckland
Nova Zelândia
Lausanne
Suíça
Cadiz, Andaluzia
Espanha
Mérida, Espanha
Espanha
Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais