Ilha Graciosa - Açores

Destino de férias na natureza
Fotos de: Ilha Graciosa - Açores
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
O que visitar
Onde Comer
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Ilha Graciosa
Com uma superfície de aproximadamente 62 km2, a segunda ilha mais pequena dos Açores é conhecida como a Ilha Branca, designação inspirada nas caraterísticas geomorfológicas e nos elementos toponímicos da ilha, com especial destaque para os nomes dados a locais como Pedras Brancas e Serra Branca. Raul Brandão, n' As Ilhas Desconhecidas (1926), ajudou a fixar esta designação, tornando-a conhecida a nível nacional, associando-a também à impressão causada por uma paisagem onde, além dos elementos anteriormente referidos, predomina o casario branco. A ilha tem cerca de 5.000 habitantes e um concelho, Santa Cruz da Graciosa, constituído por quatro freguesias: Vila de Santa Cruz, Vila da Praia, Guadalupe e Luz.

Os ilhéus dispostos ao longo da costa da Graciosa adicionam uma beleza peculiar à ilha. Este é o caso do Ilhéu da Praia, que alberga uma diversificada população de aves marinhas, do Ilhéu de Baixo, frente à Ponta da Restinga, o Ilhéu das Gaivotas, perto do Carapacho, e do Ilhéu da Baleia, localizado na Baía da Ponta da Barca, assim designado devido à sua forma.

As ondulantes searas, o verde e o roxo das vinhas, as pás dos moinhos de vento girando, uma lagoa escondida nas profundezas da terra, a paz e o sossego da vida no campo e os deliciosos vinhos são atracções da Graciosa. Noutro teatro igualmente belo, a entrada no mar oferece as cores do arco-íris da vida subaquática.
Turismo
Museu da Graciosa, de vocação etnográfica e que inclui, além das peças ligadas às atividades tradicionais da ilha, coleções de moedas, postais, fotos, jornais antigos, documentos, livros e documentos de Direito do séc. XIX e XX, numismática, vestuário, armaria e condecorações;

Monte de Nossa Senhora da Ajuda, com vista para a cidade de Santa Cruz;

Furna do Enxofre – uma cavidade vulcânica de grandes dimensões, que alberga no seu interior um lago e algumas fumarolas. Situa-se no interior do maciço da Caldeira, uma cratera de um antigo vulcão, depois de se atravessar um túnel com cerca de 100 m de profundidade. Recomenda-se que as visitas decorram entre as 11H00 e as 14H00, quando a luz solar penetra verticalmente por uma abertura estreita, banhando o interior com uma luminosidade ímpar;

Outras grutas: Bolos, Lembradeira, Manuel de Ávila, Labarda, Furada, Linheiro, Cardo, Gato, Castelo, Calcinhas, Queimado, Vermelho, Cão, Urze e Luís;

A partir do cume do Pico Timão, a uma altitude de 398 m, e do Facho, a uma altitude de 375 m, bem como das serras Dormida, Branca e Fontes, poderá ter uma ideia não só da ilha, mas do mar circundante e das ilhas Terceira, São Jorge, Pico e Faial;

As Termas do Carapacho disponibilizam banhos quentes (a temperatura oscila entre os 35ºC e os 40ºC) com águas medicinais. Descobertas por volta de 1750, estas águas termais começaram a ser utilizadas para fins terapêuticos ainda no século XVIII e são consideradas muito eficazes no tratamento do reumatismo e de doenças da pele.
Gastronomia
Na Graciosa, os peixes abundam na sua costa e ocupam um lugar de honra na tradição culinária local, na forma de caldeiradas de peixe e peixe assado. As lagostas, Cavacos e Santolas locais são uma requintada refeição, enquanto os caranguejos pequenos e as cracas podem servir como saborosos aperitivos.

Os doces locais são ricos e variados e incluem não só as queijadas, mas as especialidades como encharcados de ovos, capuchas, bolos de Junça, cavacas, barrigas, pastéis de arroz, escomilhas e massa sovada, estando este último relacionado com as Festas do Espírito Santo.

Para acompanhar a refeição, há o famoso vinho branco da Graciosa, leve, seco e frutado, ou então o vinho de cheiro, que acompanha todos os festivais na ilha. A aguardente, envelhecida em barris, é um excelente digestivo e aqueles que gostam de bebidas doces, têm um vinho licoroso, produzido localmente, chamado Angelica.
Clima
A baixa elevação da ilha influencia um clima mais seco do que aquele que carateriza o quadro geral do arquipélago. Apresentando um nível baixo de pluviosidade que se intensifica nos meses de Verão, a Graciosa ostenta no início do Outono uma tonalidade esbranquiçada que, em conjunto com os demais fatores que a tornaram conhecida como a "ilha Branca", intensificam a impressão de secura que a define.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Paraguai
Paraguai
Uruguai
Uruguai
San Andrés
Colômbia
Ilha de Santo Antão
Cabo Verde

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Luanda
Angola
Lourdes, França
França
Cienfuegos, Cuba
Cuba
Istambul
Turquia

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais